Radar meteorológico da região Sul entrará em atividade nesta quinta-feira

Radar-meteorológico-da-região-Sul-entrará-em-atividade-nesta-quinta-feira.jpg

Foto: Leneza Krás / Arquivo ADR Araranguá

O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inauguram, nesta quinta-feira (15), o Radar Sul. O ato ocorre no Morro dos Conventos, em Araranguá, às 11 horas.

Junto com os radares do Vale (Lontras) e do Oeste (Chapecó), Santa Catarina será o único Estado do Brasil a ter 100% de cobertura por radar meteorológico. O radar é móvel e tem alcance de 100 a 150 quilômetros, abrangendo 41 municípios do Sul de Santa Catarina. Sempre que necessário ele poderá ser deslocado para qualquer lugar do estado.

O equipamento de quatro toneladas possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). Foram investidos aproximadamente de R$ 4,1 milhões com recursos próprios do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil – FUNPDEC e do Pacto por Santa Catarina, financiados pelo Banco do Brasil.

100% de cobertura

Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, os três radares são um marco para Santa Catarina, já que o Estado terá todo o território coberto. “Isso possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre”.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, lembrou os prejuízos já sofridos na região por desastres climáticos, destacando a importância do equipamento para a prevenção.

Municípios pertencentes à cobertura do radar móvel

Urubici, Rio Fortuna, São Martinho, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo, Gravata, Armazém, Braço de Norte, Grão Pará, Orleans, Lauro Müller, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Içara, Araranguá, Maracajá, Forquilhinha, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres.

Colaboração: Flávio Vieira Júnior / Comunicação Secretaria de Estado da Defesa Civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *