Pesquisa indica que consumidores esperam inflação de 5,4% nos próximos 12 meses

unnamed-2.jpg

A expectativa média dos consumidores brasileiros para a inflação nos próximos 12 meses ficou em 5,4% neste mês de fevereiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um recuo de 1,9 ponto percentual, já que naquela época a inflação esperada era de 7,8%. A informação foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (22).

A Sondagem do Consumidor da FGV coleta, mensalmente, informações de mais de 2.100 brasileiros em sete das principais capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife.

De acordo com a FGV, a expectativa desses consumidores mantém-se na faixa dos 5%, mesmo com a inflação oficial do país tendo ficado em 2,95% em 2017. A expectativa do mercado para 2018 é atualmente inferior a 4%.

Na maior parte das faixas de renda, a expectativa ficou relativamente estável, exceto para as famílias com renda entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00. Para esse grupo, a inflação prevista recuou 0,3 ponto para 5,8%, o menor nível desde abril de 2008 (5,5%).

Para mais informações sobre o estudo, acesse portalibre.fgv.br

Informação: Cintia Moreira / Agência do Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *