Inflação atinge 0,09% em março, melhor resultado para o mês desde 1994

IPCA15_NOVEMBRO_EBC.jpg

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, a inflação oficial do país. O resultado ficou abaixo do mês anterior. Segundo os dados, o IPCA variou 0,09% em março, enquanto em fevereiro o resultado atingiu os 0,32%. O acumulado de 2018 até agora está em 0,7%.

Segundo o IBGE, tanto a variação do mês quanto o acumulado para o ano apresentaram os menores resultados desde a implantação do Plano Real, em 1994. O resultado acumulado nos últimos doze meses apresentou uma queda e ficou em 2,68%. O último resultado havia atingido 2,84%.

Nove grupos de produtos e serviços são analisados para a composição do índice. Destes, apenas as categorias de Transportes e Comunicação apresentaram queda na inflação. As demais categorias tiveram altas que variaram entre 0,05% e 0,48%.

A técnica do IPCA Denise Cordovil explica que a queda nos preço das passagens aéreas, gasolina e óleo diesel ajudaram nessa diminuição no setor de transportes. A diminuição nas tarifas de telefone nas ligações de fixo para móvel puxaram o índice de preços da comunicação para baixo. Além disso, a especialista revela que nas categorias que mais influenciam na economia familiar, alguns fatores encareceram neste último período.

“Esse grupo apresentou um pequeno aumento de 0,07% e o destaque entre são os alimentos e bebidas que aumentaram nesse mês estão frutas, leite, ovos e hortaliças de modo geral”

Entre as regiões metropolitanas, Fortaleza e Belo Horizonte registraram as maiores altas, com inflação 0,23% maior em ambas. Campo Grande foi a região com menor índice, registrando queda de 0,35% no IPCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *