Horta de morangos da Satc gera bons frutos

DSC_0024-Large.jpg

O projeto Plantando Morangos vem dando resultados e bons frutos. A iniciativa surgiu da professora Deisi Leandro, do Integral do Ensino Fundamental I, e hoje, completados dois anos do plantio, os estudantes estão fazendo a colheita.

Os morangos foram trazidos da Patagônia por um produtor da região, que repassou à professora e ela realizou o projeto com as crianças.

As plantações são feitas somente uma vez ao ano e a colheita do morango se dá no inverno. “As crianças gostam de ver o desenvolvimento das mudas, passando por todas as etapas, pois o morango é um fruto que mostra resultados em pouco tempo”, ressaltou Deisi.

Neste ano, o cultivo foi realizado no mês de março. Após o crescimento dos morangos, os alunos experimentaram a fruta além de criarem cupcakes do próprio morango da horta. “A fruta tem aquele gostinho gostoso e o cheirinho é muito bom “, relatou a estudante Maria Eduarda Araújo.

Cada aluno do integral do ensino fundamental I recebeu uma muda da fruta, que irá passar por algumas etapas como plantação, manutenção e colheita. Os alunos contaram com ajuda de um biólogo, que deu um olhar diferenciado na hora de cuidar, observar as folhas que estão com insetos e outras questões de adubação para que a colheita dos furtos fosse produtiva e com morangos de qualidade.

Toda semana a turma visita a horta para realizar a manutenção das mudas e observar como está o crescimento do morango. “A fruta encanta as crianças, porque cresce rápido e embeleza a horta, deixando todos empolgados e felizes. É muito bom plantar com as crianças, pois muitos ainda não sabem de onde vem os frutos. Eles passam a ter esta oportunidade com o projeto que planta, cuida e degusta”, ressaltou a professora Deisi.

 

Colaboração: Assessoria de Comunicação Satc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *