Educação ambiental e cidadania são discutidas na Sessão Mirim

thumbnail_DSC_0292.jpg

Nesta terça-feira (7/11), ocorreu mais uma sessão mirim, na Câmara de Vereadores de Criciúma. A professora Maristela Gonçalves Giassi, do Programa de Extensão Território Paulo Freire, da Unesc, esteve na tribuna livre falando sobre o trabalho desenvolvido com os alunos da E.M.E.I.E.F Caetano Ronchi, do Bairro São Defende.

A docente coordena o projeto “Ambiente e cidadania: educação ambiental em escolas do Território Freire, localizadas próximas à nascente do bairro Santo André”.

Além disso, os alunos presentes entregaram aos mirins uma carta de reivindicação com os problemas e preocupações da comunidade. “Já realizamos o plantio de mudas, limpeza da nascente e áreas próximas, agora precisamos cercar o local. Necessitamos de árvores lá, uma área verde, para que o ar seja renovado”, declara a professora.

Requerimentos Mirins

A vereadora mirim Aléxia de Macêdo Souza solicitou envio de expediente à 21ª Gerência Regional de Educação (Gered) pedindo informações se existe projeto para reforma dos banheiros da E.E.B. Irmã Edviges, localizada no bairro Mina União. Na mesma sessão, a mirim também solicitou a Gered se existe a possibilidade da implementação de melhorias na iluminação desta instituição de ensino. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

A mirim Sthéfany Gava Dalnielski solicitou envio de expediente à Gerente da 21ª Gerência Regional de Educação (Gered) pedindo informações se há a possibilidade da realização de nova pintura na quadra de esportes da E.E.B. Humberto de Campos. A parlamentar também solicitou, na mesma sessão, a realização de ato solene na próxima sessão, em homenagem ao Sr. Davino Gava, fundador e coordenador da Feira Livre de Criciúma e administrador da Mina Modelo Caetano Sônego, que faleceu dia 25 de julho. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Foi aprovado por unanimidade o requerimento de autoria do mirim Alexandre Gomes de Oliveira que solicita informações ao Chefe do Poder Executivo se existe a possibilidade de instalação de exaustores e abertura de canais de ventilação ou colocação de janelas basculantes nas paredes laterais do ginásio de esportes da E.M.E.I.E.F. José Contim Portella, localizada no bairro São Sebastião.

O mirim Erick Luís da Rosa solicitou ao Chefe do Poder Executivo e à Sociedade Matogrossense Empreendimentos (Somatem), responsável pela administração dos cemitérios públicos de Criciúma, que seja informado se existe a possibilidade do asfaltamento do estacionamento do Cemitério Parque Municipal Sangão. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

O vereador mirim Davi Minato Magagnin solicitou informações ao Chefe do Poder Executivo se há possibilidade do fechamento para trânsito de veículos da Rua Barão do Rio Branco, no trecho compreendido entre as Ruas Lauro Müller e Santo Antonio, mensalmente aos domingos, para a realização de atividades de lazer. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Moção de aplauso

O Sr. Elias Darós, um dos primeiros moradores do Bairro São Domingos, recebeu Moção de Aplauso durante a sessão mirim. A homenagem foi em alusão a sua participação ativa na comunidade. A proposta foi da vereadora mirim Manuela Darós Silveira. Estudantes da E.M.E.I.E.F. Augusto Pavei, localizada no bairro do homenageado e a presidente da Associação de Moradores, Maria das Graças Felisberto Darós, estiveram presentes.

“Queremos agradecer por todo serviço prestado a comunidade de São Domingos. Ele é um exemplo de vida. Muitas vezes foi até a escola contar as histórias sobre como o bairro se desenvolveu com o tempo”, conta o alunoGabriel Soares Nascimento.

Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *