Caminhão Amigo atende moradores dos bairros Vila Belmiro, Jardim União e Vila Progresso

Foto-de-Émerson-Justo-Caminhão-Amigo-6.jpg

Foto: Émerson Justo / Decom

Com o objetivo de oferecer serviços básicos e melhorar a qualidade de vida dos moradores, a Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Assistência Social, contemplou os moradores dos bairros Vila Belmiro, Jardim União e Vila Progresso com o projeto Caminhão Amigo. A iniciativa também contou com o café da manhã com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vice-prefeito Ricardo Fabris e comunidade.

As atividades iniciaram após o café, oferecido pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Mercado Marcon e Agricultura Familiar. “Este projeto é para deixar a Prefeitura mais presente na vida das pessoas que residem no município. Por morarem em bairros mais distantes da sede da Administração Municipal, esses moradores acabam não usufruindo tanto dos serviços oferecidos”, comenta Salvaro.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Paulo Cesar Bitencourt, o projeto passa a ser desenvolvido quinzenalmente. “O programa já passou por vários bairros seguidamente, levando os serviços básicos da Administração Municipal há 13 comunidades diferentes. Continuaremos com os trabalhos, mas agora intercalando os sábados para dar um descanso aos servidores no fim de semana”, explica.

Além dos serviços oferecidos, os moradores também participaram do sorteio de duas camisetas e de cinco ingressos do Criciúma Esporte Clube. “Ouvi sobre o Caminhão Amigo hoje de amanhã no rádio, e aproveitei para vir aqui, já que a correria do dia a dia faz com que deixemos questões de saúde de lado, só indo no médico quando estamos doentes. Com a Prefeitura tão perto de casa, vim aqui para realizar alguns testes”, relata o morador Célio Goulart.

O projeto Caminhão Amigo é realizado desde abril e já beneficiou os bairros São Sebastião, Linha Batista, Buenos Aires, Quarta Linha, Metropol, Cristo Redentor, Vida Nova, Centro, Mina do Mato, Anita Garibaldi, São Francisco, Vila Nova Esperança e Renascer.

O Caminhão Amigo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Fazenda e de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, além da Fundação Municipal de Esporte (FME), Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Afasc, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Conselho Tutelar, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre outras entidades.

Confira as atividades oferecidas pelo Caminhão Amigo:

Secretária de Assistência Social
Atividades: requisição de fotografias para carteira de identidade
Orientação: Bolsa Família, carteira do idoso, tarifa reduzida de energia, tarifa reduzida dona de casa, renda mínima e preenchimento do Cadastro Único.

Secretaria de Saúde
Atividades: medição de pressão arterial, avaliação odontológica e procedimentos de limpeza.
Orientação: informações nutricionais.

Procon
Atividade: orientações aos consumidores.

Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana
Atividades: serviços de limpeza de boca-de-lobo, manutenção de vias, entre outros.

Secretaria da Educação
Atividades: administração da biblioteca no caminhão e atendimento às crianças com brinquedos fornecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Criciúma.

Secretaria da Fazenda
Atividades: consulta de débitos, impressão de carnês de impostos e parcelamento de tributos.

Defesa Civil
Atividade: orientações à comunidade.

FME
Atividades: ações recreativas.

Afasc
Atividade: orientações à comunidade.

FCC
Atividades: atrações culturais, preferencialmente artistas da comunidade.

Famcri
Atividade: distribuição de mudas à comunidade.

Departamento de Habitação
Atividade: consulta de regularização de loteamentos irregulares de abrangência da comunidade.

 

Texto: Maria Luiza do Nascimento / Comunicação Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *