Artista de renome nacional faz palestra na Unesc

basbaum-unesc-divulgacao.jpg

A Unesc recebe no dia 9 de junho, o renomado artista, pesquisador e professor de Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense, Ricardo Basbaum. Ele fará a Aula Inaugural da pós-graduação em Poéticas Visuais. A palestra gratuita ocorre às 19h30, na sala 13 do Bloco P e nela, Basbaum vai falar sobre “Biocontextualismo: Exercícios, Aproximações e Zonas de Contato”. Os interessados podem confirmar presença pelo telefone (48) 3431-2626.

Basbaum vive e trabalha no Rio de Janeiro e atuou como professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 1998 a 2016. Foi professor visitante da Universidade de Chicago, artista Residente da Audain Gallery, em Vancouver, no Canadá e participa regularmente de exposições e projetos em diversos espaços no Brasil e em países como Espanha, Londres e Austrália e Alemanha. Desenvolveu trabalho de curadoria em diversos locais, como o MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e foi responsável por diversas publicações direcionadas para artistas e estudantes de artes em geral.

Em sua palestra na Unesc, Basbaum chama a atenção para o quadro atual, práticas e políticas curatoriais e de mediação, assim como embates em torno dos temas da produção social e da construção do artista. “É frente a estas formações que artistas e intelectuais buscam articular práticas poético-teórico- críticas, de modo à desautomatizar e desnaturalizar processos e protocolos e ativar as regiões do encontro, do contato, da experiência, da fala e da escrita”, afirma o professor.

 

Pós em Poéticas

 

Profissionais das áreas de Artes Visuais, História, Pedagogia, Psicologia, Letras, Arquitetura e Urbanismo, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Vídeo podem atualizar e adquirir novos conhecimentos na Unesc. A Universidade está com as últimas vagas abertas para a especialização em Poéticas Visuais.

Único no Sul catarinense, o curso terá como professores profissionais que atuam com pesquisa em nível nacional e aulas aos sábados, realizadas nos ateliês da Universidade. As disciplinas estão divididas em desenho, pintura, gravura, fotografia, escultura, instalação, intervenção, audiovisual, metodologia da pesquisa, escritos de artista, teorias da arte e prática artística, estratégias de pesquisa, professor-artista-pesquisador.

Os interessados na especialização podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado na sala 1 do Bloco P, pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail [email protected].

 

Colaboração: Milena Nandi / Comunicação Unesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *