Alunos da Escola Municipal Clotildes Lalau recebem aula de trânsito

ASTC-Maio-Amarelo-Divulgação-03.jpg

Foto: Divulgação / Decom

Com o objetivo de conscientizar e educar os futuros condutores da cidade, os profissionais da Coordenação de Educação para o Trânsito da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), estiveram nesta quinta-feira (18), na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Prof.ª Maria Clotildes Martins Lalau, no bairro Renascer, para ministrar palestra às crianças do Jardim ao 5º ano. Os alunos receberam folders com informações sobre o Maio Amarelo, que traz como tema “Minha Escolha Faz a Diferença”.

De acordo com o coordenador de Educação em Trânsito da ASTC, Rodrigo Uliano, a ação permitiu que as crianças recebessem orientações sobre a segurança viária. “Usamos falas simples, mas muito importante para mostrar como é valioso prestar atenção no trânsito. Hoje eles são pedestres, então precisam saber que é importante olhar para os dois lados da rua quando, em sua comunidade, não houver faixa de pedestre, andar sempre sobre a calçada procurando estar sempre mais próximo dos muros. Temos que começar com essas orientações básicas hoje, pois quando eles atingirem a idade para se tornarem motoristas, já terão noção de como devem agir”, comenta.

Durante o encontro, os alunos também conheceram o significado das cores do semáforo (vermelho, amarelo e verde) e participaram de atividades na minipista desenvolvida pela equipe de trânsito.

Para o gerente de Educação em Trânsito da ASTC, Rémerson Luiz Vicência, a atividade vai gerar grandes reflexos positivos a curto e longo prazo. “Sempre que as crianças aprendem algo novo, levam para dentro de suas casas, explicam para seus familiares, que muitas vezes não possuem essa aprendizagem sobre educação no trânsito. Com esse conhecimento adquirido, os alunos passam a ser fiscalizadores dos pais na direção, e isso é muito relevante. Essa é uma aproximação muito válida, tanto para a comunidade escolar como para as pessoas do município. Acreditamos que a educação é essencial para a conscientização”, ressalta.

 

Texto: Milena dos Santos / Comunicação Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *