Economia
Home - - Estimativa de inflação para 2018 volta a cair e fica em 3,53%

Estimativa de inflação para 2018 volta a cair e fica em 3,53%

Pela décima semana seguida, a estimativa para a inflação deste ano apresentou redução, segundo dados do boletim Focus – relatório divulgado semanalmente pelo Banco Central. Na edição desta segunda-feira (9), a projeção do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,54% para 3,53%.

A estimativa segue abaixo do centro da meta, que é de 4,5%, mas se mantém acima do limite mínimo inferior de 3%. Já para o próximo ano, a expectativa para a inflação subiu de 4,08% para 4,09%.

Outro indicador analisado foi a taxa básica de juros, a Selic, que serve de base para que as instituições financeiras calculem os juros que vão cobrar dos consumidores. De acordo com a previsão dos analistas econômicos, a taxa deve encerrar 2018 em 6,25% ao ano. Em 2019, a expectativa é que Selic suba e termine o período em 8%.

Quanto mais baixa ficar a taxa, menos juros os clientes pagarão. Assim, a tendência é que aumente o incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

Já a estimativa para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, recuou pela segunda vez seguida. O índice, que anteriormente era de 2,84%, passou para 2,80%. Para 2019, a projeção se mantém em 3%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *