Unesc oferece curso profissionalizante de culinária para mulheres de Criciúma

nutricao-culinaria-unesc-capacitacao-4.jpg

Foto: Divulgação

Mais uma edição do curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar da Unesc iniciou nesta segunda-feira (10). O projeto tem o intuito de profissionalizar mulheres que necessitem entrar no mercado de trabalho. Desta vez, as aulas ocorrem na Associação Beneficente Abadeus. Interessadas em participar da capacitação devem se inscrever na própria associação, as vagas são limitadas.

As aulas, práticas e teóricas, são focadas na alimentação saudável e trazem ensinamentos em boas práticas de higiene pessoal, ambiental e dos alimentos, sobre os segmentos e tipos de serviços na área de alimentação e como higienizar e congelar alimentos. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, das 13h30 às 17 horas.

O curso é fruto de um projeto de extensão desenvolvido por professoras e alunas de cursos como o de Nutrição da Unesc. “Essa é uma área que a crise não chega, são muitas as vagas para profissionais do setor de alimentos, mas falta profissionalização. As participantes saem do curso com certificado, aptas para trabalhar em qualquer estabelecimento”, ressaltou uma das coordenadoras do curso, Fabiane Fabris.

Diferentes técnicas de preparação são passadas para as participantes. São receitas de entradas e saladas, massas, cereais, molhos, carnes, aves e peixes, ovos, laticínios, aproveitamento integral de alimentos, preparações sem glúten e lactose, doces e sobremesas, entre outros.

A também coordenadora do projeto, Janete Trichês, afirma que a iniciativa tem como proposta o desenvolvimento de ações para criar alternativas de qualificação profissional. “A meta do curso é qualificar profissionalmente estas mulheres, para que elas depois se tornem empreendedoras, montando seus pequenos negócios em suas casas para atender a comunidade na área de alimentos ou trabalharem em restaurantes, bares, cantinas, hotéis, entre outros”, comenta Janete.

 

Colaboração: Mayra Lima / Colaboração Unesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *