Semana pedagógica reúne professores da rede municipal de Cocal e debate sobre as contribuições da neurociência na educação

semana-pedagógica-1.jpg

Foto: Divulgação

As contribuições da Neurociência na Educação foi tema em discussão durante a abertura da Semana Pedagógica de Cocal do Sul que encerra nesta sexta-feira. Realizada pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município, o evento acolheu professores da rede municipal para uma capacitação que envolve motivação, debate, planejamento e práticas pedagógicas.

A abertura da Semana Pedagógica foi realizada na noite da última segunda-feira (6) e contou ainda com a presença do Prefeito, Ademir Magagnin, Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, vereadores, secretários e diretores de governo. “Os cinco dias propostos são uma oportunidade de preparação para um ano ainda mais proveitoso, organizado e focado nas práticas educacionais e projetos. Diante do tema, é importante que o professor saiba no dia a dia contornar certas situações em relação ao aprendizado do aluno e estimular cada vez mais a sua capacidade de aprendizagem. Que todos os professores e profissionais das escolas sejam bem-vindos e que tenhamos um grande ano”, destacaram Magagnin e Aninha.

O tema proposto “As contribuições da Neurociência na Educação” foi ministrado pelo renomado professor, Me. Alexandre Paim que destacou a importância da Neurociência e o quanto ela pode contribuir para uma aprendizagem consolidada. “Quanto mais estímulos o cérebro receber, de diferentes fontes, maior será a capacidade de estabelecer ligações com as informações, conexões e, consequentemente, maior será a capacidade de aprendizagem”, relatou o palestrante.

Segundo a Secretária de Educação, Ana Paula Teixeira Cechinel o objetivo da semana pedagógica é repensar o fazer pedagógico para que os objetivos propostos sejam alcançados com sucesso. “Esperamos que todos se apropriem dos saberes que serão compartilhados no decorrer desta semana e que cada um possa trilhar novos caminhos, ousar,  transformar e  contribuir para que este ano seja de muito aprendizado”, ressaltou.

Para a professora e diretora, Marivalda de Costa a palestra sobre neurociência foi bastante positiva e agregou conhecimento para o dia a dia dos profissionais. “O professor tem que estar em constante processo de conhecimento para poder trabalhar as dificuldades de aprendizagem de cada aluno e preparar bem as suas aulas. Com uma linguagem simples e trazendo a realidade entre professor e aluno, o palestrante prendeu nossa atenção e nos fez repensar sobre a prática pedagógica”, relatou.

Além de debater sobre a neurociência, os professores participaram da formação com a palestrante Maria Helena Meller, que abordou sobre as diretrizes curriculares nacionais e planejamento anual, além de reunião pedagógica e organização da escola.

As aulas na rede municipal iniciarão na próxima segunda-feira, dia 13. Apenas a escola de Ensino Fundamental Cristo Rei começará o ano letivo no dia 20 de fevereiro em função das obras de melhoria no espaço físico da instituição.

 

Texto: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *