Prefeitura de Criciúma retoma projeto Caminhão Amigo

Caminhão-Amigo-em-2011-Foto-Arquivo.jpg

Foto: Arquivo / Decom

Para oferecer serviços básicos e melhorar a qualidade de vida de moradores de comunidades carentes de Criciúma, a Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, retoma no sábado (1º), o projeto Caminhão Amigo, idealizado em 2011. A iniciativa inicia no bairro São Sebastião, das 7h às 13h.

“Este projeto é fundamental. A Prefeitura de Criciúma leva seus recursos às comunidades mais necessitadas, que não possuem acesso à informação dos benefícios que o poder público oferece. Nosso objetivo é levar os atendimentos aos moradores e melhorar o convívio nas localidades”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Paulo César Bitencourt.

O Caminhão Amigo será realizado durante os sábados do mês de abril. “Em 2011, realizamos mais de 40 mil atendimentos. Este projeto beneficia idosos, adultos, adolescentes e crianças com atividades de órgãos da Administração Municipal. É uma oportunidade para se aproximar e ouvir os moradores”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, manterá serviços de limpeza e manutenção de áreas públicas após a passagem do Caminhão Amigo pelas localidades. “Também vamos levar atrações artísticas às comunidades. É um projeto exclusivo para a população”, ressalta o prefeito.

Após atender os moradores do bairro São Sebastião, o Caminhão Amigo estará nos bairros Linha Batista e Buenos Aires no dia 8 de abril.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Fazenda e de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, além da Fundação Municipal de Esporte (FME), Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC), Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Conselho Tutelar, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre outras entidades.

Confira as atividades oferecidas pelo Caminhão Amigo:

Secretária de Assistência Social Atividades: requisição de fotografias para carteira de identidade Orientação: Bolsa Família, carteira do idoso, tarifa reduzida de energia, tarifa reduzida dona de casa, renda mínima e preenchimento do Cadastro Único, entre outros.

Secretaria de Saúde Atividades: medição de pressão arterial, avaliação odontológica e procedimentos de limpeza. Orientação: informações nutricionais.

Secretaria da Educação Atividades: administração da biblioteca no caminhão e atendimento às crianças com brinquedos fornecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Criciúma.

Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana Atividades: serviços de limpeza de boca-de-lobo, manutenção de vias, entre outros.

Secretária da Fazenda Atividades: consulta de débitos, impressão de carnês de impostos e parcelamento de tributos.

Procon Atividades: orientações ao consumidor.

Conselho Tutelar Atividades: trabalho de conscientização sobre a violação dos direitos das criança e adolescentes, além da exploração do trabalho infantil.

FME Atividades: atividades recreativas.

Sine Atividades: vagas de emprego e cadastro de currículos.

Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Atividades: confecção/cadastro de carteira de identidade.

Ministério do Trabalho Atividades: orientações e elaboração de carteiras de trabalho.

FCC Atividades: atrações culturais, preferencialmente artistas da comunidade.

 

Texto: Ana de Mattia / Comunicação Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *