Logo Rádio Hulha Negra

III Festival Nacional de Teatro Revirado contará com mais de 30 apresentações artísticas

14/09/2019

Tudo começou com a comemoração de 20 anos do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, mas a ideia, que começou em Içara, foi ganhando forma, ganhou uma segunda edição e neste ano, será realizado o III Festival Nacional de Festival Revirado.

Dos dias 16 a 21 de setembro, Içara se torna a capital das artes, com mais de 30 apresentações espalhadas pelos bairros do município.

O projeto é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado com o patrocínio do Governo de Içara.

"Recebemos um apoio fundamental por parte do Governo de Içara e recebemos grupos de todos os lugares, que ajudam a desenvolver o turismo, cultura e também a economia", comentou o ator e diretor Reveraldo Joaquim.

Para a terceira edição do festival, que já começa na próxima semana, algumas novidades já foram reveladas.

Uma delas será a realização de espetáculos todas as noites na Praça da Matriz São Donato.

"Mudamos a forma que era aplicada ano passado.

Durante o dia, apresentações nos bairros e a noite na praça, em que toda a comunidade de Içara e região está convidada a estar conosco", destacou Reveraldo.

Para a presidente da Fundação Cultural de Içara, Maria Tereza Chagas, a presença do festival no município reforça o compromisso com a cultura.

"Temos a visão de oportunizar a cultura com apresentações grandiosas e uma adesão que cresce a cada ano, sempre trazendo novidades para o público", pontuou.

Cenas e oficinas presentes Para a edição 2019, outras novidades vão acontecer.

Visando apresentações para crianças de 0 a 4 anos, será realizada a Cena Primeira Infância, com dez apresentações de três grupos que vão acontecer nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

Para quem quiser aprender mais sobre danças populares brasileiras, uma oficina sobre o tema será realizada nos dias 17, 18 e 19 das 8h30min às 10h30min na Praça da Matriz São Donato com a ministrante Maria Eugenia – Tita.

Interessados em participar, devem mandar e-mail para cirquinhodorevirado@terra.

com.

br.

As vagas são limitadas.

E para atender os professores, outra novidade deste ano será a Cena Reflexô, que será uma reflexão durante o festival junto aos educadores de artes da rede municipal de Içara que terá como tema "A importância do teatro na formação da criança" com a tutora Raquel Durigon, que é pedagoga e fundadora do grupo De Pernas Pro Ar, de Canoas/RS.

Segundo a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, a expectativa é que os professores aprimorem os conhecimentos da cultura junto ao teatro.

"Os professores vão ter contato direto com toda a produção teatral e terão uma ampla visão do que vão poder levar aos alunos e trabalhar esses temas em sala de aula", disse.

Apresentações de quatro estados e da Argentina O III Festival Nacional de Teatro Revirado terá artistas de quatro estados brasileiros (Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo), além da presença do artista argentino Sérgio Mercúrio.

As apresentações começam na segunda-feira, dia 16, pela manhã, com abertura oficial com o argentino às 20h na Praça da Matriz, e o encerramento no sábado pela manhã, dia 21, às 10h30min, com o espetáculo Astrolábio Acima do Horizonte na Praça da Matriz São Donato.

As cidades de Morro da Fumaça, Maracajá, Siderópolis e Nova Veneza também vão receber apresentações nos dias 17, 18, 19 e 22, respectivamente.

III Festival Nacional de Teatro Revirado contará com mais de 30 apresentações artísticas