Logo Rádio Hulha Negra

Chuva de granizo é registrada na região

12/08/2019

Quem contemplou o fim de tarde, com direito a pôr do sol e temperatura amena, nem imaginava o que viria à noite na região.

Em Criciúma a chuva chegou, por volta das 19h30min, até com registro de granizo em alguns bairros e em outros municípios da região, como Içara (foto), por exemplo.

A Defesa Civil havia horas antes emitido alerta para a possibilidade de temporais com descarga elétrica, mas a supresa ficou mesmo por conta do granizo.

Apesar da chuva, que deve ser passageira, a previsão da Epagri/Ciram indica céu encoberto a ensolarado para amanhã, sem ocorrências.

A mínima no Litoral Sul será de 3 graus e a máxima não passa dos 15.

Amanhã à noite até quinta-feira haverá declínio acentuado de temperatura devido a passagem de uma frente fria seguida da entrada de uma massa de ar fria polar.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC:.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças; Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias; De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos; Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Há previsão ainda de mar agitado a partir de hoje, com ondas de sudoeste e altura entre 1,0 a 2,0m e picos de 2,5m no Litoral Sul.



Ao longo do período previsto, a altura das ondas se eleva para 1,5 a 2,5m com picos podendo alcançar 4,0m em todo o litoral e condição de mar muito agitado.

Não se descarta a possibilidade de ressaca.

A passagem de uma frente fria seguida da entrada dos ventos de sul intensificará os ventos na faixa litorânea, o que favorecerá as condições de mar muito agitado.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC:.

- Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

- Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura.

Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Foto: Tony Marcos
Chuva de granizo é registrada na região
Logo Rádio Hulha Negra
Rádio Hulha Negra - Todos os direitos reservados ©