Logo Rádio Hulha Negra

Prefeitura lança cartilhas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

20/06/2019

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, e da Secretaria de Educação, lançou nesta quarta-feira (19) as cartilhas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

A ação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Filho do Mineiro, no bairro Metropol.

O encontro contou com a presença do prefeito em exercício, Ricardo Fabris, da secretária de Educação, Roseli de Lucca, do coordenador do Procon, Gustavo Colle, da diretora da Escola Filho do Mineiro, Cláudia Regina Salvaro e das técnicas do Peti, Michele Bombazar e Edileia Colle.

Cerca de 7 mil cartilhas foram adquiridas pelo município.

Os materiais foram divididos por faixa etária para contemplarem tanto crianças quanto adolescentes que frequentam o ambiente escolar, com os temas ‘Aprenda a dizer não ao Trabalho Infantil e ‘Trabalho Infantil: Rouba a Infância’, respectivamente.

“Esse material fará com que os alunos leiam, observem e identifiquem se estão inclusos no que está acontecendo”, afirma a diretora da escola, Cláudia Regina Salvaro.

Cláudia lembra ainda que é preciso haver uma diferenciação entre exploração do trabalho infantil e colaboração em casa.

“A escola procura esclarecer essa diferença, mostrando o que é a parceria em casa para com os afazeres domésticos e a exploração do trabalho”, comenta.

Para a assistente social do Centro Especializado de Assistência Social e técnica de referência do Peti, Michele Bombazar, o projeto é de suma importância.

“Temos acompanhado muitas situações de violência e percebemos que o trabalho infantil também é uma forma de violência, uma vez que viola o direito das crianças de frequentarem a ascola e de terem uma profissionalização correta”, diz.

Prefeitura lança cartilhas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil