48 3413-7971

Unesc promove evento internacional para debater direito e sociedade

Unesc promove evento internacional para debater direito e sociedade
A Unesc vai receber professores, estudantes, gestores público e pesquisadores do Brasil e do mundo para debater direitos humanos, sociedade e estado, nos contextos brasileiro e latino-americano.

O 2º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e a 4ª Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado serão realizados no campus da Universidade nos dias 19 e 20 de setembro.

Para submeter estudos ou participar como ouvinte, as inscrições estão abertas no site do evento.

A mestranda do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, Gláucia Borges, é uma das organizadoras do evento.

Conforme ela, o objetivo é colocar em debate produções teóricas e práticas, dentro da temática "Direitos Humanos, Estado Democrático de Direito e Direitos Sociais".

"Além de oportunizar a reunião de pesquisadores que são referência dentro e fora do Brasil, buscamos abordar a problemática da democracia e dos direitos sociais para proporcionar canais de diálogo e promover a difusão e socialização de trabalhos científicos; em um espaço rico, serão oportunizados minicursos, apresentação de trabalhos científicos e palestras com grandes nomes do assunto", destaca a mestranda.

No momento, o evento está com inscrições abertas em duas modalidades.

Para os ouvintes, as inscrições vão até 18 de setembro.

Para submeter estudos, as inscrições estão abertas até o dia 15 de julho.

É possível participar nas duas opções.

Aos que submeterem trabalhos, o período de avaliação é de 16 a 31 de julho e a divulgação dos aprovados no dia 1º de agosto.

O evento será realizado pelo PPGD da Unesc, com apoio da FMP (Fundação Escola Superior do Ministério Público); Universidade La Salle; UASLP (Universidad Autónoma de San Luis Potosí); UNIFIEO (Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco); UniRitter (Centro Universitário Ritter dos Reis); REDidi (Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia); Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul); PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e curso de Direito da Unesc, e o CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales).

Palestras.

*Teoria Crítica dos Direitos Humanos e Pensamento Descolonial, quinta-feira (19/9) no Auditório Ruy Hulse.

Ministrantes: Doutor Ramiro Ávila Santamaria, da Universidade Andina Simón Bolívar do Equador, e doutor Fernando Antônio de Carvalho Dantas, da UFG ( Universidade Federal de Goiás).

*Estado, Sociedade e Direitos sociais, sexta-feira (20/9) no Auditório Ruy Hulse.

Ministrantes: Doutor Rodrigo Garcia Schwarz, do UNIFIEO (Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco); doutora Alicia Cebada Romero, da Universidade Carlos III de Madrid, e doutora Antônia Picornell Lucas, da Universidade de Salamanca.

As duas instituições estão localizadas na Espanha.

*Democracia e Direitos Humanos, sexta-feira (20/9) no Auditório Ruy Hulse.

Ministrantes: doutora Alessandra Aparecida Souza Silveira, da Universidade do Minho de Portugal, e doutora Carolina Müller Biterncourt, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), localizada no Rio Grande do Sul.