Farmacêutica orienta sobre os benefícios do Sêlenio e licopeno.

Alexasandra-Toneto.jpg

O Programa Eu & Ela recebeu nesta terça-feira, dia 10, a farmacêutica Alecsandra Tonetto. O assunto foi os benefícios do uso do Selênio e do Licopeno.
Segundo Alecsandra, o selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir o câncer e a fortalecer o sistema imune evitando o aparecimento de doenças como a gripe, por exemplo.
Além disso, o selênio serve para ajudar na formação dos hormônios da tireoide, proteger o organismo de metais pesados e manter os vasos sanguíneos saudáveis, melhorando a circulação sanguínea.
Benefícios do selênio
Outros benefícios do selênio, relacionados principalmente com a sua grande capacidade antioxidante que protege o corpo, podem ser:
• Melhorar a resistência do sistema imunológico;
• Diminuir o risco de doenças cardiovasculares;
• Desintoxicar o organismo de metais pesados;
• Melhorar o metabolismo da tireoide;
• Ajudar a melhorar a fertilidade masculina

O licopeno é um pigmento carotenoide e fitoquímico, encontrado principalmente no tomate e seus derivados, sendo o responsável pela cor vermelha intensa dele e de outras frutas, como melancia. Em humanos, ele se destaca pela forte ação antioxidante que ainda está sendo estudada. Algumas pesquisas apontam que o licopeno pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, problemas cardiovasculares e a controlar a pressão arterial.
Benefícios em estudo do licopeno
Previne o câncer de próstata: Estudos em laboratório mostram que o licopeno poderia agir em células cancerígenas impedindo seu crescimento. Em humanos, pesquisas observacionais mostraram que havia menor incidência de câncer em pessoas com maior nível de licopeno no sangue, mas outros estudos não mostram essa evidência. Portanto, as pesquisas ainda são controversas. Como muitos estudos analisam o consumo de alimentos ricos em licopeno não se sabe se os benefícios são do licopeno em si ou se da dieta rica em vegetais fontes de licopeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *