Exposição lembra os 140 anos dos imigrantes italianos no Sul do Brasil

Foto-Juliano-Bueno-1.jpeg

Foto: Juliano Bueno

Obras de arte e utensílios domésticos que retratam um pouco da história dos colonizadores italianos estão expostos na Galeria de Arte Octávia Búrigo Gaidzinski, anexa ao Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. A mostra “Oriundi” comemora os 140 anos da Imigração Italiana no Sul do Brasil e ficará aberta para visitação até o dia 23 de julho. O horário de funcionamento da Galeria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados em conhecer o espaço podem agendar a visitação pelo telefone (48) 3445-7001.A ação é realizada pela Administração Municipal, via Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

As peças e pinturas clássicas são da Academia Carrara de Bérgamo da Itália e os visitantes também poderão apreciar as fotografias de Ph. Cesare Solimbergo e as obras da artista criciumense Juliana Natal.

A diretora de cultura da FCC, Solange Scotti, afirma que este calendário especial de comemorações será realizado até abril de 2017 em vários municípios da região. “Esta exposição é uma maneira de homenagear e reconhecer a importância da cultura italiana para muitas comunidades no nosso município que foram fundadas e se desenvolveram por esses colonizadores”, comenta.

O projeto que celebra os 140 anos de Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina é organizado pelo Comitato Veneto di Santa Catarina (Comvesc), entidade oficial que representa os descendentes Venetos de Santa Catarina na região do Veneto, na Itália.

Texto: Luana Mello / Prefeitura de Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *