Cultura ACIC traz exposição do artista Nunes Teixeira

SAM_7356.jpg

A dedicação à pintura é uma das marcas do artista José Nunes Teixeira, 77 anos, que, a partir da próxima quarta-feira, dia 8, dá início a mais uma etapa do Cultura ACIC com a exposição “50 anos de pintura: o ecletismo de Nunes Teixeira”. A iniciativa da Associação Empresarial de Criciúma tem como principal objetivo enaltecer o trabalho de artistas da região e possibilitar que suas obras estejam em exposição na entidade.

Nascido em Criciúma, Nunes Teixeira começou ainda jovem a esboçar seus primeiros quadros. “Comecei a me aventurar pela pintura com 18 anos, quando fiz alguns pequenos desenhos. Lembro que na época fui a Porto Alegre onde comprei o material como as telas e tintas. No início me dedicava mais ao figurativo. Ao longo dos anos fui criando meu próprio estilo”, enaltece o artista. “Nunes Teixeira é um autodidata que estudou sozinho a pintura e conseguiu mostrar por meio da sua arte o sentimento dele pela cidade de Criciúma. Isso é sem dúvida o que mais impressiona em seu trabalho”, complementa a coordenadora do Cultura ACIC, Iara Gaidzinski.

Entre o trabalho de design desenvolvido especialmente na área da cerâmica industrial e a pintura, Nunes Teixeira adquiriu um rico acerco, inclusive com obras em locais públicos em Criciúma e região. “Essa oportunidade de mostrar meu trabalho na ACIC é muito importante, afinal posso divulgar aquilo que faço àqueles que ainda não conhecem minha pintura”, explica Nunes Teixeira.

A exposição “50 anos de pintura: o ecletismo de Nunes Teixeira” permanecerá até 30 de julho na ACIC e contará com 43 peças do acervo do artista. O evento contará também com palestras e oficinas de pintura com escolas da região.

Programação:

08/06/16 – Quarta-feira
20 Horas – Abertura da Exposição
Palestra: “Pintura na Contemporaneidade”
Professora Maria Letícia de Brito Cardoso
Visitação

29/06/16 – Quinta-feira
20 horas – Curta Cinema – Sander Hahn
Literatura – Marcelo Zapelini da Rosa

21/07/16 – Quinta-feira
Palestra a ser confirmada.

* Durante a exposição serão realizadas oficinas de pintura com as escolas da região.

Sobre o artista:

Nunes Teixeira é natural de Criciúma, estudou pintura com o pintor Dom Agostinho Capput (mestre italiano da ordem Beneditina) e aulas periódicas com outros mestres da arte como Willy Zumblick e Silvio Bittencourt. Teve como grande amigo e conselheiro o engenheiro e escultor Giacomo João Puggina.

Em seu currículo estão entre outras produções as pinturas no painel “Alegoria Cidade de Criciúma”, no aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. O teto abóboda da Loja Maçônica Nova Aurora, em Criciúma e também a Loja Maçônica de Orleans. Murais com imagens de Nossa Senhora do Caravaggio e dos Navegantes em Nova Veneza e Içara, respectivamente, além do retrato São Marcelino Champagnat, no interior do Centro de Convenções dos Irmãos Maristas, em Florianópolis.

Texto: Jéssica Pereira / Novo Texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *