Alimentos indispensáveis para manter a beleza durante o verão

14540034724283671.jpg

Alguns alimentos estrategicamente escolhidos podem ser ótimos aliados de beleza nesta que é a estação mais quente do ano. Um cardápio nutritivo saudável não só auxilia no bom funcionamento do organismo de modo geral, como acaba melhorando a aparência da pele, por exemplo.

“Precisamos de alimentos que favoreçam a hidratação e que também ajudem a proteger a pele, além daqueles que auxiliem a manter a saciedade para evitar ganhos extras de peso”, diz a nutricionista Mariana Nacarato, da Equilibrium, empresa de consultoria em saúde e nutrição. Além disso, não dá para esquecer dos antioxidantes, que, segundo a nutricionista Carolina Moura, da Clínica Pró-Nutri, trabalham na eliminação de toxinas e ajudam no combate à retenção de líquido. Quer saber em quais alimentos investir? Confira abaixo.

 

Cenoura

Por ser rica em betacaroteno, estimula a formação de melanina, responsável por pigmentar (ou colorir) a pele. Melhor ainda: tem ação antioxidante e ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Além da cenoura, mamão, manga e abóbora também cumprem bem essas funções. E é melhor consumir a cenoura crua para melhor aproveitar seus nutrientes, segundo Nídia Pucci, nutricionista-chefe do Instituto Central do Hospital das Clinicas, de São Paulo.

 

Couve

Queridinha dos sucos detox, é uma ótima fonte de fibras, que além de auxiliarem no funcionamento do intestino, produzem sensação de saciedade. Também contém magnésio, que ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo e a combater o inchaço.

 

Água de coco

Consumir essa delícia é uma das melhores maneiras de repor a perda de líquidos no verão. Rica em sais minerais, não só hidrata, mas também ajuda a repor o potássio, o sódio e o fósforo, entre outros. Além de ter a função de um isotônico natural, apresenta quantidade pequena de carboidratos, “o que faz com que a água seja absorvida de forma mais rápida”, diz Mariana Nacarato. Um copo de 220 ml tem por volta de 44 calorias.

 

Melancia

Outra grande fonte de hidratação, já que mais de 90% do peso da fruta é composto por água. Mas seus benefícios vão além: também conta com vitamina A e licopeno, entre outros antioxidantes, que auxiliam a proteger a pele do envelhecimento precoce. “Com a incidência do sol, a radiação envelhece a pele”, diz a nutricionista Mariana Nacarato. Thinkstock Iogurte Por ter alto teor de proteína, ajuda a produzir a sensação de saciedade. Ou seja, come-se menos. Também costuma conter probióticos, microorganismos vivos que trabalham a favor da saúde, auxiliando no bom desempenho intestinal.

 

Açaí

Além de ser altamente energético, contém propriedades antioxidantes que agem contra os radicais livres e ajudam a eliminar líquidos e toxinas. “Mas é importante consumir a polpa da fruta”, diz a médica nutróloga Liliane Oppermann, e não a famosa mistura de açaí com xarope de guaraná e banana, o que o torna muito calórico.

 

Batata doce

Boa aliada para quem deseja ter músculos mais definidos para exibir nos dias de sol e mar. Contém carboidratos, vitaminas e sais minerais. Fornece energia e auxilia na reposição do glicogênio muscular –ou seja, ajuda a melhorar a massa magra. Entre vários outros benefícios, também possui fibras e tem menos calorias do que a batata inglesa.

 

Abacate

Há pessoas que o evitam por considerá-lo muito calórico. Porém, apesar de 100 gramas conter por volta de 170 calorias, a gordura que a fruta apresenta é a “do bem” (monoinsaturada), indispensável ao bom funcionamento do organismo. Rico em vitamina E, tem efeito hidratante e ajuda a regenerar a pele que sofreu os efeitos do sol.

 

Sardinha

Assim como o salmão e o atum, a sardinha é uma excelente fonte de Ômega 3, um ácido graxo que contém propriedades anti-inflamatórias e pode exercer efeito fotoprotetor, protegendo a pele dos raios solares, de acordo com a nutricionista Mariana Nacarato. Subestimada, a sardinha também apresenta cálcio, proteína e vitamina B12, entre outros componentes.

 

Maracujá

  Quando as temperaturas estão muito altas, é comum existir certa dificuldade para dormir. Quando isso acontecer, tenha maracujás por perto: por conter propriedades calmantes, a fruta é uma boa alternativa na luta contra a insônia. De quebra, tem poucas calorias e conta com vitaminas (C, principalmente), fibras e sais minerais.

 

Fonte: Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *