Sustentabilidade e arte no Espaço Cultural da Unesc

IMG_2691.jpg

Foto: Mayra Lima

Um encontro para celebrar a arte. Na noite desta quarta-feira (5/4) foi aberta a exposição “Sistema Operacional da Existência”, no Espaço Toque de Arte da Unesc, do artista Yann Ziegler. Para ele a arte deve reverenciar à natureza e ao meio ambiente, assim, Yann transforma sucatas em obras diferenciadas. A temática aborda um sistema que, segundo ele, é o mais eficiente em conduzir à paz: a inclusão. A exposição está aberta para visitação até o dia 26 de maio.

Além da mostra de obras, o encontro contou com outras linguagens artísticas. Os professores da Unesc Richarles Carvalho e Zeca Virtuoso também participaram da abertura, eles levaram voz e violão para o espaço. Segundo Yann, a arte é o fazer humano mais importante que existe. “Se não existisse arte nós não estaríamos aqui, pois fomos conduzidos por veículos que foram desenhados antes. A partir dela que surgiu tudo que existe neste mundo. Por exemplo, este prédio, só estamos aqui porque ele foi desenhado, e desenho é arte. Sem a arte estaríamos nus, sentados em pedras”, comentou o artista.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, agradeceu a presença dos artistas, estudantes de Artes visuais, e de estudantes e profissionais de outras áreas que estavam presentes. Ela comentou, que todos devem e podem entrar no mundo da arte. “O Yann é um advogado artista, e todos podem se aventurar pelas artes. Quando entramos em contato com a arte nos tornamos seres humanos melhores, mais sensíveis mais compreensíveis. É possível fazer parte deste universo de diversas formas”, comentou a professora.

Bate-papo

Durante a tarde desta quarta-feira (5/4), Yann conversou sobre a exposição com estudantes dos cursos de Artes Visuais, acompanhados pelo professor Marcelo Feldhaus, de Geografia, acompanhados pela professora Carina Fernandes de Andrade Freitas, além da comunidade. O artista abordou assuntos como a sua trajetória artística, processo criativo, entre outros.

Saiba mais

Em 2017 o Espaço Toque de Arte ainda vai receber mais duas exposições. As obras de Eugênia França, em “Do lado de cá, do lado de lá” e a exposição “Exercícios”, de Sarah Uriarte e Kim Coimbra.

 

 

Colaboração: Comunicação Unesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *